Foi realizada nas primeiras horas do dia 1º de janeiro de 2017, a solenidade oficial de posse dos eleitos nas eleições municipais de 2016. 

O evento foi realizado no plenário Calixto Santos do palácio Antonio Costa Ribeiro, sede da Câmara municipal de Santa Rita, sendo que em primeiro momento foram empossados os 13 vereadores que irão legislar no período de 2017 a 2020. 

Durante a segunda parte da solenidade foi empossado o prefeito Dr. Hilton Gonçalo juntamente com seu vice, Ariston, que prestaram compromisso legal onde prometeram manter, defender e cumprir as constituições e as leis e administrar o município visando ao bem geral dos munícipes. 

Eleito no último mês de outubro com 15.010 votos, Dr. Hilton destacou que o crescimento está de volta. Na ocasião elencou varias medidas que vão de interesse a coletividade, em especial uma força municipal de emergência que terá a função de resolver os problemas de saúde, educação, segurança, abastecimento d’água e geração de emprego e renda, isso já nos primeiros cem dias de governo, discutidas durante a campanha. 

Entre as ações está à volta do programa nossa casa – construção de casas populares a famílias de baixa renda -  criação do centro de cardiologia -  núcleo de prevenção de câncer -  instalação do centro de hemodiálise -  reativação do programa de núcleo de prevenção de acidentes e violências - aumento no efetivo policial -  retomada dos serviços de construção da ponte que liga Areias a Porto Alegre -  implantação dos programas de distribuição de renda como, cidadão empreendedor, jovem aprendiz, bolsa trabalho, bolsa saúde, bolsa agrícola - banco do povo - pólo universitário e correspondente bancários aos povoados. 

Operação tapa buracos, conclusão da obra da Rua do Sol, expandindo a camada asfaltica até a comunidade Nova Vida -  implantação das ilhas de internet e cidade digital - construção de um novo abatedouro - pavimentação dos povoados -  reimplantação do distrito industrial -  habilitação na mão - implantação de um novo CAPS entre tantas outras.

Em discurso, Dr. Hilton voltou a afirmar que em seu governo não haverá crise e sim ajustes. 

No encerramento, muita emoção entre a comunidade presente, amigos e familiares dos novos administradores e legisladores do município, que receberam cumprimentos e fotografaram registrando este histórico momento.